|

A actividade “F1 in Schools”, que responde às condições estabelecidas no desafio mundial com o mesmo nome, consiste no desenvolvimento, por parte dos alunos e com recurso a software 3D, de carros de Fórmula 1 em miniatura, levando em conta conceitos como a aerodinâmica e o design.
|
Seguindo as regras de trabalho internacionais, os grupos constituídos por um máximo de 6 alunos necessitam de planificar e desenvolver um carro de formula 1 miniatura em balsa. O trabalho divide-se em várias fases:
- Criação da identidade da equipa - Design e Aerodinâmica - Modelação 3D - Maquinagem - Pintura - Construção do portefólio - Corrida
Cada escola terá direito a uma versão educacional do software de modelação tridimensional (Solidworks) para os alunos modelarem o carro.
|
 |
Esta actividade tem agendada uma final regional | CITEVE para Abril de 2011 na qual apuramos 3 equipas para a final Nacional onde se irá escolher a melhor equipa, que, por sua vez, representará Portugal na final mundial em 2011.
O desafio tecnológico F1 nas escolas existe devido à crise vocacional nas áreas de engenharia nas escolas de todo o mundo. O CAD/CAM, CNC e sistemas virtuais são ferramentas comuns nas indústrias de manufactura, sendo por isso importante para os Engenheiros e Designers do futuro começarem a interagir com elas. Os jovens ao usar CAD/CAM, CNC e software de Realidade Virtual são capazes de conceber, testar, analisar e fabricar as suas próprias criações usando a última tecnologia.
|
 |

Em primeiro lugar, o F1 nas Escolas permite aos estudantes, a oportunidade ideal para experimentarem os últimos desenvolvimentos na tecnologia de fabrico:
• CAD (Computer Aided Design) encoraja os jovens a pensar, explorar e visualizar as suas ideias em três dimensões, usando funcionalidades como modelação complexas de curvas e representação de superficies, assim como representações ortográficas mais tradicionais.
• CAM (Computer Aided Manufacturing), para criar um ambiente onde os modelos CAD podem ser desenvolvidos e direccionados a processos automáticos de fabrico.
• CFD (Computational Fluid Dynamics), permitem que modelos virtuais de carros possam ser analisados, nas questões da eficiência aerodinâmica, e então modificados para melhorar a performance.
• VR (Virtual Reality), permitem processos e maquinações complexas, possam ser praticadas em tempo real e total segurança. Permitem que a maquinação CNC possa ser experimentada, mesmo que não existam máquinas.
• Sistemas de Video Conferência permitem os jovens resolver problemas ao vivo com profissionais, partilhem e desenvolvam trabalho on-line.
• Máquinas de CNC (Computer Numerically Controlled), permitem que processos de desenho CAD, possam ser manufacturados com grande grau de precisão e acabamento.

Através desta experiência directa com a tecnologia e processos necessários para completar este projecto, é esperado que mais estudantes sejam encorajados a explorar e prosseguir uma carreira no Design, Engenharia e Indústrias de fabrico.
A vossa Equipa de Fórmula1 tem como objectivo: desenhar, construir e competir com o mais rápido carro do Futuro da Fórmula1, propulsionado a CO2 (dióxido de Carbono) comprimido. Para entrarem no Campeonato devem atribuir funções a desempenhar aos membros do vosso grupo. Idealmente, uma função deve ser atribuída a cada pessoa. Porém, poderão ter de duplicar as vossas funções e responsabilidades, dependendo do número de pessoas que têm disponíveis. As funções seguintes são exemplos daquilo que pode ser feito pelos membros da vossa equipa:
Director da Equipa (máximo de 1 pessoa): Esta pessoa pode ser responsável pela liderança da equipa, assegurando que o carro principal e o carro substituto estão prontos para as finais. O director da equipa trabalha de perto com todos os membros da equipa, oferecendo assistência quando necessário.
Director de Recursos: Esta pessoa organiza o tempo, materiais e equipamento para a concepção e produção dos carros. Pode ser responsável pelo desenvolvimento de ideias respeitantes ao marketing da equipa (apresentação). O director de recursos terá de manter contacto com todos os membros para verificar a progressão das tarefas dentro do tempo e oferecer ajuda adicional se necessário.
Engenheiro de Produção: Pode ser responsável pelo aconselhamento dos membros da equipa na produção do carro e nas restrições do processo de maquinagem. Os engenheiros de produção necessitarão de manter contacto com os engenheiros de design para relatar e ajudar na resolução de quaisquer problemas na construção do carro.
Engenheiro de Design: Esta função pode ser responsável pela estilização e desempenho aerodinâmico do design do carro. Os engenheiros de design terão de manter contacto com os engenheiros de produção para assegurar se as suas ideias podem ser concretizadas.
Designer Gráfico: Esta pessoa será responsável pela produção do esquema de cores aplicado ao veículo, incluindo quaisquer autocolantes decorativos especiais de patrocinadores, conjuntamente com as renderizações gráficas finais e quaisquer materiais adicionais de marketing de equipa. O designer gráfico necessitará de manter contacto com o engenheiro de design, de modo a assegurar que quaisquer esquemas encaixarão na forma do veículo, e com o director de recursos para desenvolvimentos de marketing adicionais.
Prémios
- 1º, 2º e 3º lugares pontuação total. - Carro mais rápido - Prémio de engenharia - Melhor equipa de patrocínio e Marketing - Melhor ideia inovadora - Melhor identidade - Melhor Stand - Melhor Apresentação Verbal - Melhor Portefólio - Equipa Simpatia (votação entre equipas) |
 |
Vídeos
Final Regional 2010 CITEVE ( Portugal em Directo RTP1) Final Nacional 2010 (SIC) Final Nacional F1 in Schools 2010 ( RECET) Final Nacional F1 in Schools 2011 ( RECET )
|
INSCREVE-TE JÁ NO DESAFIO DA TECNOLOGIA!
Envia um e-mail e inscreve já a tua equipa! Se venceres o campeonato nacional vais ao campeonato do mundo tentar conquistar uma BOLSA DE ESTUDO completa Licenciatura mais Mestrado em LONDRES!
Ficha de Inscrição (Download)
Vila Nova de Famalicão Nelson Vale nvale@citeve.pt TEL: 252300399 FAX: 252300374 |
|
Covilhã Paulo Mouta pmouta@citeve.pt TEL: 252330300 FAX: 275330341 |