O CITEVE Notícias Newsletters Mapa do Site
Notícias
Newsletters
eventos
         
 

Tal como já demos conta em notícia anterior [aqui], o CITEVE tem obtido excelentes resultados nas parcerias estabelecidas e em projectos submetidos a nível Europeu. Se Novembro foi um mês favorável com a aprovação dos projectos Game4Manager (programa Leonardo) e BatInLoko (programa Life+), Dezembro é outro mês extremamente animador para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste Centro Tecnológico.

    

Assim, ao nível do Programa Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha (POCTEP), o CITEVE, numa parceria liderada pela ATP, viu ser aprovado o EUROclusTEX. Este projecto pretende gerar as bases para a criação de um cluster transfronteiriço em torno da fileira Têxtil/Vestuário/Moda entre o Norte de Portugal e a Galiza. Para tal, está estabelecida a criação de mecanismos capazes de fortalecer o posicionamento estratégico, sua competitividade e a coesão social das regiões envolvidas.

O projecto visa a partilha de experiências e a exploração de complementaridades do conhecimento de empresas, centros de competência e instituições.

Impulsionar a criação de valor e reparti-lo entre os seus agentes; criar uma imagem de EuroRegião num dos sectores com mais representatividade e projecção internacional são outros dos objectivos propostos neste projecto, que arranca no início de 2009.

A Produção de Energias com Fontes Alternativas, em parceria com a RECET – Associação dos Centro Tecnológicos de Portugal, é outro projecto aprovado no âmbito deste mesmo programa. O objectivo é desenvolver as melhores técnicas para produção de energias com fontes alternativas (solar, térmica, eólica, biomassa, etc.), assim como criar uma estrutura estável e de difusão do estado da arte em matéria de tecnologia aplicada às energias renováveis.

Refira-se que, ainda neste programa, a RECET obteve a aprovação do projecto RITECA – Rede de Investigação Transfronteiriça, que pretende colocar as regiões do Sudoeste da Península Ibérica "no mapa dos objectivos da Estratégia de Lisboa". Este projecto envolve um investimento total de 6,5 milhões de euros, com comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEDER), devendo iniciar-se em Janeiro próximo. Esta rede pretende favorecer as relações inter-regionais e transfronteiriças com vista à elaboração de metodologias de investigação comuns e promoção do intercâmbio de investigadores. O objectivo é fomentar a participação de centros tecnológicos e das universidades em projectos comuns de grande dimensão, promovendo o desenvolvimento de massa crítica em torno do objectivo científico-tecnológico nacional e internacional.

  

Por último, mas não menos importante, encontra-se em fase final de negociação com a entidade financiadora o projecto FIBNATEX, liderado pelo CITEVE e submetido ao programa SUDOE (programa Interreg 4B).

Este projecto visa criar uma reflexão comum entre os centros de competências complementares do SUDOE para criar têxteis técnicos inovadores produzidos à base de fibras naturais de cânhamo, mais amigos do ambiente do que os produzidos com fibras sintéticas, para serem colocados à disposição das empresas do sector do vestuário.



Voltar