Já no início de 2010, o CITEVE, juntamente com a AFTEBI, no âmbito da actividade da Escola Tecnológica Têxtil (ETT), vai promover um novo ciclo de Cursos de Especialização Tecnológica (CET), os quais conferem a Qualificação Profissional de Nível IV.
Neste ciclo destacam-se os seguintes novos cursos:
- Técnico de Industrialização do produto Moda
- pretende-se formar profissionais que sejam capazes de potenciar a concepção e desenvolvimento de novos produtos nas empresas, aplicando metodologias, técnicas e ferramentas que facilitem o seu desenvolvimento;
- Técnico de Comércio Moda
- pretende-se formar profissionais que sejam capazes de desenvolver actividades no âmbito da área comercial das empresas de Moda;
- Técnico de Qualidade, Ambiente e Segurança
- pretende-se formar profissionais que sejam capazes de colaborar na gestão de programas de melhoria, de forma integrada, nas áreas da qualidade, ambiente e segurança em empresas industriais e/ou entidades prestadoras de serviço.
Para além destes cursos, haverá novas edições dos seguintes cursos:
- Ultimação Têxtil
- pretende-se formar profissionais que sejam capazes de desenvolver actividades de organização e gestão da produção na área da tecnologia têxtil, tinturaria, estamparia, colorimetria, química dos corantes e acabamentos;
- Manutenção Industrial
- pretende-se formar profissionais que sejam capazes de desenvolver actividades na área da manutenção industrial.
| As acções de formação terão início durante o mês de Janeiro e a sua duração será de cerca de um ano e meio. Todas as acções decorrerão em horário laboral (entre as 9h00 e as 18h00), com excepção do curso Técnico de Comércio Moda, que decorrerá em regime pós-laboral entre as 18h00 e as 23h00.
A parte lectiva dos cursos terá lugar nas instalações do CITEVE, em V. N. de Famalicão, enquanto a parte de estágio decorrerá numa empresa industrial.
Recorde-se que estes cursos visam a formação inicial de jovens em áreas tecnológicas, a um nível pós secundário, e têm com principais objectivos: |
 |
- facilitar a disponibilização de quadros intermédios às empresas;
- facilitar a disponibilização de profissionais qualificados em áreas técnicas e tecnológicas de acordo com a evolução vertiginosa dos perfis requeridos pelas empresas.
Poderão candidatar-se à frequência destes cursos os indivíduos que se encontrem numa das seguintes condições:
- tenham tido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e que, tendo estado inscritos no 12º ano, não o tenham concluído;
- titulares de um curso de Ensino Secundário ou equivalente;
- titulares de uma qualificação profissional de nível III em área afim;
- titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um diploma de ensino superior e que pretendam requalificar-se profissionalmente.
Para mais informações, os interessados devem contactar o Departamento de Formação e Qualificação do CITEVE através do telefone 252 300 386 / 387 ou do e-mail secretariado.formacao@citeve.pt.