O cancro de pele é um dos diagnósticos de cancro mais comuns em todo o mundo: os têxteis com a certificação "UV STANDARD 801" oferecem proteção efetiva contra a radiação ultravioleta.
Do ponto de vista médico, a estimulação UV, particularmente UVB, é necessária para produzirmos vitamina D, essencial para a nossa saúde. No entanto, para pessoas com tipos de pele de 1 a 3 (as mais claras), apenas 20 a 30 minutos de radiação solar em partes limitadas do corpo já são suficientes, dependendo da estação do ano / clima. A pele tem sua própria memória. Pelo que nos devemos proteger da exposição repetida à radiação solar agressiva.
Sentar-se à sombra em vez de estar exposto a luz solar direta pode não ser suficiente. O reconhecido dermatologista português Osvaldo Correia destaca: "É muito importante ter consciência de que nem todos os tipos de sombra são iguais. Com sombra criada através de um guarda-sol ou roupa, não é suficiente que tenha um fator de proteção UV (UPF) de 50, deve também ter as características de validação do UV STANDARD 801".
A indústria têxtil e do vestuário oferece já roupas com proteção UV que resistem por muitos anos. Os têxteis alcançam fatores de proteção UV que são muito mais eficazes do que os cremes solares mais fortes, face aos exigentes critérios do UV STANDARD 801. Só as roupas com a etiqueta UV STANDARD 801 foram de facto testadas em condições húmidas, esticadas e de uso durante o processo de certificação. Pessoas sensíveis, crianças e idosos em particular, mas também qualquer outra pessoa que passe tempo ao ar livre, pode assim proteger-se eficazmente contra a radiação solar agressiva.
Osvaldo Correia recomenda especificamente a certificação UV STANDARD 801 para o vestuário de trabalho de profissionais com atividades ao ar livre. Ao etiquetar a função de proteção contra a radiação UV, o vestuário de trabalho pode ser considerado como Equipamento de Proteção Individual de acordo com a diretiva (UE) 2016/425. Deve, portanto, atender aos mais altos requisitos para todas as diferentes condições de uso previsíveis.
O CITEVE é membro da International Test Association for Applied Protection against UV Radiation (Associação Internacional de Ensaios para a Proteção Aplicada contra a Radiação UV), representando em Portugal esta entidade responsável pelo desenvolvimento do rótulo UV STANDARD 801.
Mais informações aqui.