Galeria
Galeria
CITEVE coordena Waste2BioComp, projeto do Horizonte Europa

O CITEVE vai coordenar um dos primeiros projetos de I&D aprovados no âmbito do programa Horizonte Europa. O projeto foi submetido no Cluster 4 (Digital, Indústria e Espaço), no qual foram aprovados 104 projetos, dos quais 26 com participação portuguesa, com uma taxa de aprovação de 20 %.(1)


O projeto Waste2BioComp - Converting organic waste into sustainable bio-based components - terá a duração de 36 meses, e junta um consórcio de 13 parceiros europeus, de França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Suíça, contando com várias entidades nacionais ligadas ao setor têxtil e outros. Possui um financiamento global de 5,8 milhões de euros, sendo que o consórcio nacional conta com cerca de 40 % deste valor.


Esta Research and Innovation Action (RIA) visa demonstrar a produção, em escala relevante, de materiais e produtos bio-based, como alternativa aos materiais tradicionais que possuem uma elevada pegada ambiental, aplicando tecnologias de produção inovadoras que abrangem todo o ciclo de vida destes materiais e produtos, e permitirão a sua utilização em ciclo fechado.


O Waste2BioComp aborda três cadeias de valor: têxtil, calçado e embalagem, e, além dos processos produtivos inovadores, irá também desenvolver atividades de formação dedicadas, fomentando a criação de uma força de trabalho qualificada nos setores de fabricação de biomateriais, particularmente para as três indústrias referidas.


O projeto terá, assim, um impacto significativo na redução do uso de materiais de origem fóssil, não só nas três cadeias de valor abordadas (têxtil, embalagem e calçado), que são setores altamente intensivos em recursos e poluentes, mas também com potencial para diversos outros setores e aplicações.


(1) Dados fornecidos pela ANI, no âmbito da rede PERIN, na sessão de apresentação do Cluster 4, de 22 de janeiro de 2022


CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: