Galeria
Galeria
Fichas Técnicas Dispositivos Médicos e outros

[Artigo atualizado às 16h50 do dia 30/04/2020 , com a criação de área única para Fichas Técnicas Máscaras Descartáveis (Tipo I e Tipo II)]


No contexto do atual estado emergência sanitária, provocada pela pandemia Covid-19, e para responder à crescente procura, por parte das empresas de confeção nacionais, de especificações técnicas para produção de equipamentos de proteção individual para a área médica e da saúde, o CITEVE desenvolveu um conjunto de fichas técnicas tipo que são aqui disponibilizadas para consulta e download.


O objetivo é capacitar as empresas nacionais, de competência reconhecida no contexto de produção de vestuário moda e workwear, para fazer a transformação das suas unidades e passar a produzi este tipo de equipamentos de proteção individual.


Estas fichas técnicas estão divididas por sete segmentos:


MÁSCARAS

Entretanto, e na sequência do trabalho de colaboração entre o CITEVE, o INFARMED e outras autoridades dos Ministérios da Saúde e da Economia e Transição Digital, foi adotado um sistema de categorização das máscaras utilizadas no contexto da COVID- 19, considerando a sua finalidade:

  • Nível 1: máscaras destinadas à utilização por profissionais de saúde.
  • Nível 2: máscaras destinadas à utilização por profissionais que não sendo da saúde estão expostos ao contacto com um elevado número de indivíduos.
  • Nível 3: máscaras destinadas à promoção da proteção de grupo (utilização por indivíduos no contexto da sua atividade profissional, utilização por indivíduos que contactam com outros indivíduos portadores de qualquer tipo de máscara e utilização nas saídas autorizadas em contexto de confinamento, nomeadamente em espaços interiores com múltiplas pessoas).

 

Ainda neste contexto, a DGS e o INFARMED, em conjunto com a ASAE, o IPQ e o CITEVE e diversos peritos concluíram a definição das especificações técnicas das máscaras não cirúrgicas, comunitárias ou de uso solidário e os seus mecanismos de certificação. A informação das autoridades de saúde nacionais pode ser consultada nos documentos associados no menu lateral ou aqui: Decreto-Lei n.º 14-E2020, Informação DGS 009-2020 e Máscaras_Utilizacao_Comunitária.

 

A ITV portuguesa está perfeitamente capacitada para suprir as necessidades nacionais de máscaras dos tipos 2 e 3, contribuindo assim para o combate ao COVID-19. Ao mesmo tempo, a fabricação deste tipo de máscaras são uma oportunidade para a ITV nacional, já que existe uma procura enorme deste tipo de artigo, designadamente vinda do mercado europeu.

 

Pode consultar e fazer o download das Fichas Técnicas das Máscaras Sociais Reutilizáveis no link acima ou no meu lateral.



Desenvolvido por:
   Powered by: