QUE TIPO DE EMPRESAS/PROJETOS SÃO ADMITIDOS?
Esta iniciativa destina-se exclusivamente a empresas/projetos que tenham o objetivo de desenvolver produzir e comercializar produtos e/ou prestar serviços tecnologicamente avançados com forte incorporação de conhecimento na área dos Têxteis Técnicos, Funcionais e Inteligentes, que demonstre carácter inovador e elevado potencial de crescimento. Previamente, é feita uma análise de enquadramento da ideia de negócio no sentido de verificar o cumprimento desses critérios.
O PROCESSO DE CANDIDATURA IMPLICA ALGUM CUSTO PARA O(S) PROMOTOR(ES)?
Não. O processo de candidatura é completamente gratuito, toda a fase inicial de avaliação da ficha de pré-candidatura e posterior acompanhamento na elaboração do Plano de Negócios são inteiramente gratuitos.
COMO POSSO CANDIDATAR-ME?
Para um ou mais promotores candidatarem um projeto ao CAR-IDT CITEVE, terão de preencher uma ficha de pré-candidatura. Esta ficha será analisada, inicialmente no sentido de validar o seu enquadramento no tipo de projetos admissíveis e, superada esta fase, o processo continua com a elaboração de um Plano de Negócios (com apoio do CAR-IDT) o qual servirá de base á candidatura final para ingresso na incubadora.
Empresas já existentes e que queiram colocar o seu Núcleo de IDT no CAR-IDT CITEVE estão dispensadas de apresentar o Plano de Negócio.
COMO DECORRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE CANDIDATURA?
A avaliação da pré-candidatura é feita por um júri constituído por 5 membros através de uma grelha de avaliação pré-definida, num período de 20 dias úteis.
Passando a fase de pré-candidatura, o Plano de Negócios será avaliado por um conselho de escrutínio constituído por profissionais do CITEVE, do CENTI, das universidades com competências na área, das associações empresariais do sector, membros de sociedades de capital de risco, no total de 5. Este conselho terá a responsabilidade de avaliar as propostas apresentadas pelos candidatos, de acordo com uma grelha de avaliação pré-definida.
EXISTE ALGUM LIMITE DE IDADE PARA CONCORRER?
Não existe qualquer tipo de limite de idade para concorrer ao CAR-IDT CITEVE a não ser a obrigatoriedade de, pelo menos, um dos promotores ser maior de 18 anos.
PRECISO DE TER A EMPRESA JÁ CRIADA?
Não. Quando se dirigir ao CAR-IDT CITEVE, com uma ideia ou projeto, não necessita de ter a empresa já criada. A Missão da CAR-IDT CITEVE consiste precisamente em proporcionar todo o apoio necessário na constituição e arranque da empresa. No entanto, caso a mesma já esteja formalmente constituída, tal facto não obsta a que possa concorrer a ingresso no Programa de Incubação Residencial.
A SEDE SOCIAL DA EMPRESA TEM QUE SER NA INCUBADORA?
Não necessariamente. O CAR-IDT CITEVE pode admitir empresas nos seus programas de incubação que não tenham a sede social na Incubadora. No entanto, no caso da Incubação Residencial, as empresas terão de desenvolver a atividade pela qual a candidatura foi aprovada, nas instalações da Incubadora.
QUE TIPOS DE ESPAÇOS ESTÃO DISPONÍVEIS?
O CAR-IDT CITEVE dispõe atualmente de 7 boxes/gabinetes que variam entre os 38m2 e os 46m2 cada.
Todas estas áreas administrativas estão dotadas de equipamentos e infraestruturas necessárias ao exercício da atividade (iluminação, redes de dados, telefone, comunicações, equipamento básico, ar condicionado, etc.).
O CAR-IDT disponibiliza espaços de utilização coletiva, nomeadamente, 2 salas de reuniões (com videoconferência e projetor) e uma Fotocopiadora/Fax/Impressão, o Centro de Recursos em Conhecimento, o auditório do CITEVE (com capacidade para 200 pessoas) e bar.
De forma complementar, o CAR-IDT oferece a possibilidade de ter acesso a áreas de workshop para realizar trabalhos mais técnicos, assim como acesso aos equipamentos produtivos instalados no CITEVE.
EXISTE UM PRAZO LIMITE PARA INCUBAÇÃO?
O prazo limite para incubação residencial é de 3 anos, sendo efetuados contratos anuais, cuja renovação dependerá da avaliação de mérito que é efetuada anualmente.
QUAIS SÃO OS CUSTOS ASSOCIADOS AOS DIFERENTES PROGRAMAS DE INCUBAÇÃO?
No que diz respeito ao Programa de Incubação Residencial o preço praticado (aumenta de ano para ano) está indexado à área ocupada pela empresa, assim como está ainda indexado à tipologia de serviços complementares que vier a aceder.
Os preços mensais atualmente em vigor (aos quais acresce IVA à taxa legal em vigor) são: 10EUR/m2 no primeiro de incubação, 12EUR/m2 no segundo e 15EUR/m2 no terceiro. Estes preços já incluem: aconselhamento técnico-económico de base, acesso a formação em diversas temáticas, eletricidade, limpeza, segurança, salas de reunião, caixa postal, linha telefónica (exceto consumo), Internet e serviços de receção e secretariado básicos.
A utilização dos equipamentos produtivos do CITEVE está sujeita a uma tabela de preços.