Galeria
Galeria
Propriedades Eletrostáticas
O corpo humano pode acumular cargas electroestáticas criadas por fricção e separação de dois materiais. Por exemplo, caminhando sobre um pavimento isolante é gerada eletricidade estática à medida que a sola do sapato entra em contacto e se separa do solo. Também pode ser produzida por indução devido a carga existente no vestuário ou em objetos adjacentes.

Controlar a eletricidade estática indesejada é particularmente importante em locais onde poderão existir atmosferas facilmente inflamáveis ou explosivas.

A norma EN 1149-5, elaborada no âmbito de um mandato da Comissão Europeia para proporcionar conformidade com a Diretiva 89/686/CEE, especifica requisitos de materiais e de conceção para vestuário de proteção à dissipação electroestática, para evitar descargas incendiárias.

Sempre que na avaliação de riscos é detetada a necessidade de utilização de vestuário de proteção contra a dissipação electroestática, este deve cumprir a norma referida.

Para avaliação do cumprimento desta e de outras normas de vestuário de proteção, os laboratórios do CITEVE disponibilizam diversos ensaios para medição de eletricidade estática, nomeadamente:
  • medição da resistividade superficial (EN 1149-1)
  • medição da resistência elétrica através de um material (vertical) (EN 1149-2)
  • medição de queda de carga (EN 1149-3)

Ana Paula Fonte

Lab Física Têxtil

afonte@citeve.pt

+351 252 300 300

Suzana Blattmann

Lab Fogo e Conforto

sblattmann@citeve.pt

+351 252 300 300

Rui Martins

Lab Fogo e Conforto

rmartins@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: