Galeria
Galeria
“K- Wings” vencem final nacional do F1in Schools e vão representar Portugal no Mundial

A equipa "K- Wings", representando a Escola Secundária de Ponte de Lima e que contou com o apoio do CITEVE, foi a grande vencedora da final nacional do F1 in Schools (Fórmula 1 nas Escolas), que decorreu nos dias 21 e 22 de julho de 2021, no Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão.

A equipa composta por Pedro Almeida, Luís Viana, Pedro Pereira, Cristiano Fonseca, Marco Malheiro e Helder Rodrigues foi, aliás, a protagonista dos dois dias da competição ao arrecadar mais cinco prémios: Apresentação Verbal, Stand, Portefólio e Marketing, Engenharia e Carro mais rápido. Irá agora, em data e local ainda por definir, representar Portugal na final mundial 2022 deste concurso.

 

Na classificação geral, seguiram-se as equipas "rocKet" e "K-Storm", nos segundo e terceiro lugares respetivamente, também elas oriundas da Escola Secundária de Ponte de Lima. O prémio Escrutínio e Especificações Técnicas foi partilhado pelas três equipas do pódio, todas apoiadas pelo CITEVE, e ainda pela equipa "Relâmpagos", apoiada pelo CENTIMFE. Já Rafael Sousa, dos "rocKet", levou para casa a medalha de Piloto mais Rápido.

 

Referência ainda para o prémio Inovação conquistado pelos "Mercurius Motions", apoiados pelo CTCV, e para o galardão Melhor Momento atribuído à equipa "Girls in Power", que teve o apoio do CTCP.

 

Neste regresso do F1 in Schools, após paragem provocada pela pandemia por COVID-19, participou um total de 19 equipas, apoiadas por sete Centros Tecnológicos: CITEVE, CATIM, CTCP, CTCOR, CTCV, CTIC e CENTIMFE. A competição contou ainda com o apoio do município de Vila Nova de Famalicão.

 

A iniciativa é uma das quatro atividades desenvolvidas no âmbito do "Pense Indústria i4.0", um projeto estratégico para o país, que tem como objetivo principal a atração de jovens para a indústria. Apoiado pelo Compete 2020, o PI i4.0 é coordenado pelo CITEVE, num consórcio que agrega ainda os restantes seis centros tecnológicos.

 

O "F1 in Schools" é considerado o maior projeto pedagógico e de empreendedorismo jovem, relacionado com a inovação e engenharia, envolvendo milhões de alunos em todo o mundo. Trata-se de um desafio multidisciplinar, no qual estudantes com idades entre os 9 e os 19 anos correm com miniaturas de automóveis de F1 construídos em madeira balsa e propulsionados a ar.

 

O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante.

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: