Galeria
Galeria
Artificial like leather
Conceito:
Material de pele artificial para aplicação em interior automóvel com elevado conforto para o utilizador.

Objetivos:
Atualmente, a indústria automóvel preocupa-se em desenvolver soluções com maior conforto para o utilizador. O objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de revestimentos com desempenho próximo do couro natural, para utilização em várias aplicações no interior automóvel. As propriedades alvo destes materiais são a respirabilidade/ gestão de humidade, sem que estas comprometam o seu desempenho ao nível de toque, resistência a produtos de limpeza e facilidade de limpeza. A perceção de conforto do utilizador automóvel nas áreas de contato direto depende, em geral, das propriedades dos materiais quanto à sua capacidade de absorver o suor (gestão de humidade) e em permear o vapor de água (respirabilidade).


Resultados:
No automóvel, a transpiração do utilizador, na forma de vapor de água, vai entrar em contato com a superfície dos materiais. Quanto mais rápido é o processo de transferência do vapor, mais confortável é o material. A avaliação destes parâmetros requer a determinação da resistência à penetração, absorção e evaporação de água (gestão de humidade) e a permeabilidade ao vapor de água (respirabilidade).


Na figura são apresentados os resultados quanto à permeabilidade ao vapor de água (WVTR-Water Vapour Transmission Rate) e à determinação da resistência à penetração, absorção e evaporação de água líquida (taxa de absorção) para vários sistemas de couro artificial, de onde se pode concluir que os novos materiais permitem melhorar as suas propriedades quanto à respirabilidade (A) e à gestão de humidade (B). Nestes materiais é ainda aplicada uma laca. A laca estudada apresenta propriedades em termos de respirabilidade e gestão de humidade (C) que permitem garantir as características pretendidas para o produto final. Com este estudo apresenta-se, assim, um material de couro artificial com performance melhorada, com vista ao elevado conforto do utilizador.


Coordenador Técnico: César Águia - cesar.aguia@tmgautomotive.pt


Parceiros:

 

Apoio:

 



Desenvolvido por:
   Powered by: