Galeria
Galeria
Cleaning
Conceito:
Desenvolvimento de estruturas têxteis inovadoras para aplicações no setor automóvel e vestuário, com as seguintes funcionalidades: Auto limpeza, Anti odor, Gestão de humidade.

Objetivos:
São objetivos deste PPS desenvolver estruturas têxteis, nomeadamente tecidos para revestimento de estofos e fios/tecidos para camisaria, com as características inovadoras de gestão de humidade, auto limpeza e anti odor. O projeto pressupõe a utilização de tecnologias sustentáveis e valorizadoras dos artigos finais. Para a característica de auto limpeza, a via da biodegradação, da degradação fotocatalítica e da repelência serão utilizadas. Relativamente ao anti odor, serão utilizados agentes orgânicos e inorgânicos para remover os odores desagradáveis. Finalmente, a gestão de humidade será conseguida utilizando fibras com geometrias complexas e sua combinação adequada.



Resultados:
Auto limpeza - Capacidade para degradar ou remover nódoas por meio de luz UV ou humidade. Diversas estruturas têxteis contendo esta funcionalidade foram obtidas, nomeadamente: fibras bi-componentes fotocatalíticas, contendo nanopartículas de TiO2; fibras mono-componentes contendo nanopartículas de TiO2; tecidos biocatalíticos, contendo enzimas imobilizadas; tecidos fotocatalíticos, contendo nanopartículas de TiO2.


Anti odor - Capacidade para remover odores desagradáveis pela utilização de agentes encapsulantes orgânicos e inorgânicos. Diversas estruturas têxteis contendo esta funcionalidade foram obtidas, com recurso aos diversos agentes. O principal enfoque desta tarefa foi o desenvolvimento de um método analítico que permitisse quantificar esta funcionalidade, pela técnica de Cromatografia Gasosa -Headspace.


Gestão de humidade - Capacidade para transferir com rapidez a humidade da pele para o exterior pela utilização de fibras com geometrias complexas. Diversas estruturas têxteis contendo esta funcionalidade foram obtidas, nomeadamente: fibras mono-componentes com secções transversais complexas (cruz, octolobal, multilobal, oca, ...) e tecidos contendo diferentes combinações de fibras.


Coordenador Técnico: Carla Silva - csilva@centi.pt


Parceiros:

Apoio:

Prémios:

           



Desenvolvido por:
   Powered by: