Galeria
Galeria
Medical Devices - Soluções para proteção óssea
Conceito:
A inversão da pirâmide demográfica é um fenómeno corrente em grande parte das sociedades contemporâneas, caracterizado pelo aumento da esperança média de vida e pela diminuição das taxas de natalidade. As quedas na população sénior são um dos principais fatores de risco de incapacidade, fratura, ferimentos, lesões, ou até mesmo de morte. Vários estudos demonstram que as consequências das quedas na população sénior podem ser minimizadas através de sistemas de proteção e da diminuição do tempo de resposta de ajuda no caso de ocorrerem lesões.


Objetivos:
Desenvolvimento de um sistema de produtos vestíveis para diminuir a força de impacto em caso de queda, através da proteção das zonas osteoarticulares críticas, e um sistema ambulatório de monitorização sem fios, não invasivo, para deteção de eventos de queda e respetiva localização geográfica.



Resultados:
Os resultados da solução aqui proposta passam por diminuir o risco de fraturas ósseas ou articulares, na população sénior que cai. Passam também por melhorar a assistência ativa e a monitorização de fatores físicos e ambientais, capazes de alertar os prestadores de cuidados em caso de queda. De forma mais subjetiva e qualitativa, o projeto pretende contribuir para o aumento dos níveis de autonomia e qualidade de vida dos seniores, assim como, potenciar um processo de envelhecimento mais ativo.


Coordenador Técnico: Miguel Terroso - mterroso@ipca.pt


Parceiro:

 

Apoio:

 



Desenvolvido por:
   Powered by: