Galeria
Galeria
Conheça aqui os vencedores dos iTechStyle Awards

TMG, Têxteis Penedo, Bordados Oliveira, Flexefelina, Brandbias e A Sampaio são as vencedoras dos Prémios iTechStyle 2020. "São o reflexo da capacidade das empresas e do valor do sector que é uma das bases da nossa indústria", disse o Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.

 

Com os 33 finalistas seleccionados a partir dos showcases de inovação nas categorias de Tecidos, Acessórios e Produtos acabados, apresentados nas edições de fevereiro e outubro de 2019 e Fevereiro de 2020, o júri distingue o melhor de cada uma das três categorias, elegendo ainda de entre todos os candidatos os prémio Smart, e Sustentabilidade, sendo que este último consagra tanto o material como o produto acabado.

Reveja abaixo a sessão de entrega dos iTechStyle Awards:

 

 

Premiada na categoria Tecidos, coube ao CEO Manuel Gonçalves receber o prémio da TMG, atribuído a um tecido desenvolvido no âmbito do projecto mobilizador TexBoost. Trata-se de uma inovadora estrutura têxtil híbrida e inteligente, criada a partir de carbono. Pode ser utilizada na indústria automóvel, não só nas componentes maleáveis mas até mesmo nas rígidas, e como é condutora permite a monotorização.

 

No caso da Têxtil Penedo, Sandra Ventura, Diretora de Inovação recebeu o prémio Produto, que consagra uma tela Jacquard construída a partir de 20 mil fios diferentes e permite a impressão de fotografias em grandes dimensões, com um aspecto final totalmente diferente das restantes soluções já existentes.

 

Já no que respeita aos Acessórios, o júri premiou a Bordados Oliveira, tendo cabido a Rita Oliveira a hora de subir ao palco dos consagrados. A empresa apresentou um conjunto de acessórios de eletrónica que, através de um processo único, podem ser aplicados de forma rápida em qualquer têxtil.

 

De entre os 33 finalistas, o júri escolheu o o iParasol, da Flexefelina, como o produto Smart. Miguel Malheiro recebeu o prémio que distingue uma nova geração de guarda-sóis, futuristas e em constante interacção com os seus utilizadores. Incorpora um sistema electrónico integrado de controlo remoto e não protege apenas dos raios UV. Contém também um sistema inteligente de luz e cor, que permite a transmissão de mensagens ou alertas.

 

Os prémios Sustentabilidade vão para as empresas A Sampaio (material) e Brandbias (produto acabado). Pela A Sampaio, João Mendes recebeu a distinção que consagra a peça, apresentada no showcase Green Circle, que resulta da conjugação de várias fibras naturais (lã e algodão) com funcionais (poliamida e acrílico), todas provenientes de peças de vestuário cujo ciclo de vida já terminou. Já o prémio entregue a Gonçalo Serra distingue o Jack' Obag, o casaco da Brandbias que se pode transformar em saco de compras e foi produzido a partir de EtaProof/weatherproof Algodão GOTS. Respirável, impermeável, de alta tenacidade, leveza extrema, fácil limpeza, biodegradável, repelente à água e reciclado.

 

Numa cerimónia transmitida em streaming, que teve lugar na tarde desta quinta-feira, dia 11 de março, a surpresa estava reservada para o final, quando Braz Costa, o Diretor-Geral do CITEVE que serviu de apresentador, anunciou a intervenção em direto do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves.

 

"Estes prémios são o reflexo das mudanças e vitalidade do setor, com base na inovação integração de novas funcionalidades e tecnologias, criando produtos de maior capacidade e valor. Mostram a capacidade de resistência e vitalidade das empresas, trabalhadores e empresários do sector têxtil, que é uma das bases da nossa indústria", destacou o governante.

 

Sublinhando ainda "o trabalho notável" das empresas têxteis no início do combate à pandemia, "avançando com soluções que não existiam, não só para nós mas também para outros países", João Neves apontou os produtos e empresas premiadas como exemplo "da capacidade de evoluir e criar valor para conquistar novas quotas de mercado". Para isso, finalizou as empresas podem contar com "o apoio do Governo naquilo que for necessário".

 

Fonte: Jornal T

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: