Galeria
Galeria
CITEVE iniciou mais um projeto da Agência Europeia de Defesa
O CITEVE tem em curso um novo projeto na área militar, desenvolvido no âmbito das atividades da Agência Europeia de Defesa (EDA). Intitulado STILE - "Smart TextILEs in Defence: looking at the soldiers of the future", visa produzir um sistema de vestuário inteligente e multifuncional, com foco nos materiais avançados e na integração de wearables (eletrónica vestível), e envolve um consórcio composto por CITEVE e INEGI (Portugal) e AITEX (Espanha).

Este é já o sétimo projeto em que o CITEVE participa dentro daquilo que são as atividades da EDA, nomeadamente as de apoio aos esforços dos seus 27 membros no desenvolvimento de projetos de colaboração em matéria de capacidades de defesa.

A estes projetos de alcance europeu somam-se outros promovidos pelo CITEVE, em parceria com empresas nacionais, para o Exército Português. É o caso, por exemplo, dos projetos ACU (Advanced Combat Uniform) e SCS (Sistemas de Combate do Soldado), cujas peças desenvolvidas (uniforme de combate, uniforme de guarnição, underwear, impermeável, botas e sistemas de carga) estão a ser usadas pelos militares que integram o contingente do Exército Português destacado no Iraque. E após um mês de utilização o feedback é bem positivo.

Recorde-se que estes equipamentos já haviam recebido, depois de três fases de testes levadas a cabo por militares em território nacional, o certificado PRT Army Tested, que é conferido ao sistema ou equipamento que cumpra os requisitos gerais e específicos aplicáveis, para um perfil de utilização definido pelo Exército Português.

Mas este novo projeto para a Agência Europeia de Defesa junta-se também a outras iniciativas que fazem com que o CITEVE se perfile em definitivo como um parceiro relevante da indústria de Defesa, enquanto fornecedor de soluções têxteis e de vestuário tecnologicamente avançadas.

Recorde-se que o CITEVE é membro e dinamizador do CLUSTER TÊXTIL: Tecnologia e Moda, que tem entre os seus nove SIGs (Special Interest Groups) um dedicado exclusivamente à área Militar e de Proteção. Foi, aliás, no âmbito das ações deste SIG Militar e Proteção que foi recentemente celebrado um protocolo com a idD - Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais, que prevê, entre outros, a realização de iniciativas conjuntas em vários domínios com vista a apoiar a inovação e a competitividade das empresas do CLUSTER TÊXTIL nesta área.

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: