Galeria
Galeria
PROPULSE + :: Uma nova perspectiva para Escolas de Produção

O CITEVE integra o consórcio europeu que tem em marcha o projeto PROPULSE+, cofinanciado pelo programa Erasmus+, que visa desenvolver uma nova perspetiva para as escolas de produção e abordar a questão do aumento do desemprego dos jovens NEET (Not in Education, Employment or Training), e dos adultos +45 na Europa. Na prática, o PROPULSE + tem o objetivo de promover a (re)inserção no mercado de trabalho de jovens pouco qualificados e adultos desempregados, com um foco especial na aprendizagem intergeracional.

 

A formação alternativa, incluindo a aprendizagem ou formação orientada de trabalho para jovens e adultos (+45), cresceu e muitos veem nesta um compromisso adaptado para resolver questão do desemprego. É por isso que o modelo de sucesso de "Escola de Produção" tem emergido e, chamou a atenção de muitos atores na Europa. Desenvolvido na Dinamarca, o conceito das escolas de produção encontra-se implementado em alguns países Europeus (Dinamarca, Alemanha, Finlândia e Áustria). O núcleo de qualquer escola de produção são as suas oficinas disponibilizando uma diversidade de oferta formativa, desde carpintaria e metalurgia ao teatro e media. No centro deste conceito educacional está a aprendizagem do saber fazer, através da produção, isto é, os conhecimentos e competências são transmitidos especialmente pelo trabalho desenvolvido em áreas produtivas.

 

No último ano e meio, os parceiros do projeto PROPULSE + estudaram os fatores de sucesso das escolas de produção existentes na Europa, nomeadamente o trabalho em cooperação com organizações e empresas locais, dando prioridade ao ensino e formação prática e oferecendo aos formandos um acompanhamento individualizado e personalizado.

 

Com base nesta análise, foi criado o Modelo PROPULSE +, para adaptar a metodologia ao contexto nacional e sector de atividade de cada parceiro. Foram desenvolvidas ferramentas e métodos interativos e úteis, reunidos numa e-toolbox, para criar uma nova perspetiva para as escolas de produção. Os sectores de atividade abrangidos por este novo modelo são: trabalhador social para idosos, vendas, têxtil, turismo e produção de móveis artesanais.

 

Atualmente, os parceiros estão a organizar atividades de formação e mesas-redondas dirigidas ao pessoal interno das suas organizações, com vista à discussão dos primeiros resultados e perspetivas futuras do Modelo PROPULSE +. Serão também organizadas atividades-piloto para testar o modelo desenvolvido em cada país: França, Áustria, Itália, Portugal (prevista para a última semana de junho) e Turquia. Por último, serão também elaboradas recomendações para a futura implementação do Modelo PROPULSE + e organizados eventos de divulgação em cada país parceiro - em Portugal terá lugar na quarta semana de julho (dia a definir), bem como um evento de divulgação final com realização nos dias 05 e 06 de julho em Lyon.

 

Consórcio PROPULSE +

 

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: