A certificação STeP tem como pré-requisito o cumprimento de determinados critérios mínimos. Com base nisso, as seguintes questões são relevantes:
- Gestão dos produtos químicos
- Cumprimento das diretrizes de uma lista de substâncias restritas (LSR) (em inglês RSL - restricted substances list)
- Introdução de uma gestão adequada de substâncias químicas perigosas
- Cumprimento dos princípios da "química verde"
- Formação e treino periódico relativo ao manuseamento dos produtos químicos utilizados
- Obrigação de comunicação adequada sobre os produtos químicos utilizados e os seus riscos
- Monitorização dos produtos químicos utilizados
- Proteção ambiental
- Cumprimento dos valores-limite definidos
- Utilização das melhores tecnologias de produção disponíveis
- Otimização dos processos produtivos
- Uso eficiente dos recursos
- Tratamento responsável dos resíduos, águas residuais, emissões, etc.
- Redução da pegada de CO2
- Gestão ambiental
- Garantia de um sistema de gestão ambiental adequado para a coordenação orientada e implementação sistemática de todas as medidas de proteção ambiental
- Compromisso com metas ambientais
- Criação periódica de relatórios ambientais
- Designação de um representante ambiental
- Formação contínua relativa à implementação de metas e medidas ambientais
- Implementação de sistemas de gestão ambiental já existentes (por exemplo, ISO 14001)
- Responsabilidade Social
- Assegurar condições de trabalho socialmente aceitáveis no sentido das convenções da ONU e da OIT
- Realização de avaliações de desempenho para os funcionários
- Implementação de normas de responsabilidade social existentes (por exemplo, SA 8000)
- Garantia de formação para os funcionários relativa às questões sociais
- Gestão da Qualidade
- Implementação de um sistema de gestão da qualidade adequado, por exemplo, em consonância com a norma ISO 9001 ou abordagens operacionais
- Garantia da rastreabilidade, responsabilidade e documentação apropriada relativa ao fluxo de bens e produtos manufaturados
- Aspetos de gestão avançada, como a gestão de risco ou de governança corporativa
- Saúde e segurança no trabalho
- Garantia de medidas adequadas para assegurar a saúde e segurança no local de trabalho (por exemplo, sistemas de aspiração, protetores de ouvido, etc.)
- Segurança garantida dos edifícios e instalações industriais (por exemplo, através de medidas construtivas, planos de evacuação, separação das áreas produtivas, etc.)
- Prevenção de riscos
- Implementação de normas de gestão da saúde e segurança no trabalho existentes (por exemplo, OHSAS 18001)