Galeria
Galeria
Selo “Máscaras – COVID-19 Aprovado”

"Máscaras - COVID-19 Aprovado". É este o selo, acima reproduzido, que o CITEVE lançou e que permite a consumidores e produtores reconhecer máscaras ou matérias-primas que foram testadas e validadas por uma entidade independente, com laboratórios acreditados.


A criação deste elemento distintivo surge na sequência da publicação (1) pela Direcção-Geral da Saúde das especificações técnicas para as Máscaras Comunitárias, no quadro do combate ao COVID-19, estando o CITEVE habilitado a emitir declarações de conformidade, quer deste tipo de máscaras, quer das matérias-primas que poderão ser utilizadas na sua confeção.


Assim, às matérias-primas aprovadas, o CITEVE confere um selo distintivo que os seus produtores poderão usar nos seus contactos comerciais, dando assim garantia aos clientes de que foram testadas e apresentaram conformidade com as especificações exigidas para utilização na produção de Máscaras Comunitárias.


Por outro lado, às máscaras, o CITEVE atribui um selo que os seus produtores poderão apor nas respetivas embalagens, permitindo ao consumidor reconhecer uma máscara que foi testada e verificada a sua conformidade com as especificações técnicas exigidas.


Este elemento distintivo informa também se se trata de uma máscara de uso único ou se é reutilizável e, neste caso, a indicação do número de vezes que poderá ser lavada sem afetar o seu desempenho, bem como qual o tipo de utilização para que foi aprovada: uso profissional ou uso geral. Por último, o selo apresenta ainda um QR Code de acesso ao website onde os consumidores poderão ver lista de máscaras aprovadas.


(1) "Os fabricantes deverão notificar a ASAE da atividade de fabrico e das máscaras fabricadas e manter à disposição das autoridades um breve dossier técnico do produto onde se incluam as características da matéria-prima, a descrição do processo de fabrico, a informação a fornecer com o produto e os relatórios dos ensaios realizados e da conformidade do produto emitidos por laboratório reconhecido, nomeadamente os laboratórios acreditados para os métodos indicados."

CITEVE Covid-19

Contacto Covid-19

covid19@citeve.pt

+351 252 300 300

Documentos Associados


Desenvolvido por:
   Powered by: