Galeria
Galeria
Blueprint - À procura da excelência na Educação e Formação Profissional
Numa altura em que o desemprego jovem, o envelhecimento da força de trabalho e a escassez de competências tornam-se alguns dos principais desafios dos sectores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado (Textile, Clothing, Leather and Footwear - TCLF) nos vários países, 21 parceiros públicos e privados de 9 países reuniram-se num ambicioso projeto de quatro anos intitulado "Skills4Smart TCLF Industries 2030", financiado pelo programa Erasmus +. O aperfeiçoamento das competências e a (re)qualificação de 2 milhões de pessoas que integram a força de trabalho dos sectores TCLF na União Europeia é uma prioridade. Os principais objetivos do projeto passam pelo desenvolvimento de métodos de aprendizagem inovadores que correspondam às necessidades das empresas; a melhoria da imagem das profissões e a criação de uma comunidade sólida e sustentável de Stakeholders públicos e privados em toda a Europa, comprometida em apoiar o desenvolvimento de competências e as oportunidades de emprego.

Nos dias 19 e 20 de junho de 2018, o Consórcio do Projeto reuniu-se na INESCOP, em Elda (Alicante, Espanha) para a segunda reunião técnica do projeto "Skills4Smart TCLF 2030". A reunião foi coordenada pela organização europeia EURATEX (têxtil e vestuário), juntamente com os dois homólogos COTANCE (couro) e CEC (calçado), nesta reunião foram abordados os vários work packages do projeto, incluindo a pesquisa, os cursos de formação, a disseminação dos resultados e a avaliação das atividades.

Contudo, o principal foco, foram as atividades do projeto que estão a ser desenvolvidas neste momento. Através do registo online (http://www.s4tclfblueprint.eu/register) o Consórcio Blueprint identificou as principais entidades da Educação e Formação dos sectores TCLF em toda a Europa. Foi, também, feito o mapeamento dos projetos europeus, nacionais e regionais mais relevantes nestes sectores. Foram identificadas pequenas, médias e grandes empresas dos sectores TCLF que participarão na fase seguinte, nomeadamente: entrevistas e focus grupos, o que permitirá recolher informação sobre as necessidades da indústria. A recolha da informação, possibilitará, ao Consórcio, realizar uma análise e avaliação da atual oferta formativa; identificar novas profissões e as competências necessárias e envolver novos Stakeholders nas atividades do projeto.

Com as rápidas mudanças na sociedade e na indústria, graças à digitalização e às novas tecnologias, as entidades de formação representam a base de uma força de trabalho qualificada. No entanto, para terem sucesso, precisam de estar equipadas com materiais e métodos de aprendizagem inovadores; serem capazes de envolver os jovens e, ao mesmo tempo, responder prontamente às necessidades das empresas.
Uma rede de centros de excelência ao nível da formação em toda a Europa, interessados em cooperar e trabalhar na atualização dos currículos e ofertas formativas, acompanhada de um plano de qualidade que garanta o reconhecimento dos diplomas, garantirá mão de obra qualificada e talentosa para as futuras indústrias TCLF.

O resultado do projeto enquadra-se na Estratégia Geral de Competências TCLF que prevê a antecipação das necessidades e competências inovadoras de educação. É nosso objetivo incluir uma nova identidade sectorial e desenvolver uma campanha comunicacional para atrair e reter jovens nestes sectores. Pretendemos, ainda, a criação de 8 novos perfis profissionais transnacionais, bem como, o desenvolvimento dos respetivos currículos e programas de formação, no sentido de responder às necessidades das empresas num sector que representa um volume de negócios anual superior a 200 mil milhões de euros na UE.

Para mais informações do projeto:
- Download do folheto e da ficha informativa do projeto (disponível nas versões: Búlgara, Espanhola, Francesa, Grega, Inglesa, Italiana, Portuguesa, Romena)
- Contacte-nos info@s4tclfblueprint.eu

Detalhes do projeto:
Website: www.s4tclfblueprint.eu
Título do Projeto: Skills4Smart TCLF Industries 2030
Referência: 591986-EPP-1-2017-1-BE-EPPKA2-SSA-B
Duração: 48 meses desde 01.01.2018 - 31.12.2021

Consórcio:
1. EURATEX, Bélgica - Textile & Vestuário, coordenador do Projeto
2. CEC, Bélgica - Calçado
3. COTANCE, Bélgica - Couro
4. CIAPE- Centro Italiano per l'Apprendimento Permanente, Itália
5. CITEVE- Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, Portugal
6. CNDIPT- Centrul National de Dezvoltare a Invatamantului Profesional Si, Roménia
7. COBOT, Bélgica
8. CTCP Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Portugal
9. HMA - Hellenic Management Association (EEDE), Grécia
10. Fundacion Estatal, Espanha
11. IVOC, Belgium
12. INESCOP- Instituto Tecnologico Del Calzado Y Conexas, Espanha
13. OPCALIA, France
14. PIN- Soc. Cons. A r.l. - Servizi didattici e scientifici per l'Università di Firenze, Itália
15. Politecnico Calzaturiero, Itália
16. SPIN360, Itália
17. TUIASI- Universitatea Tehnica Gheorghe Asachi din Iasi, Roménia
18. Lodz University of Technology, Polónia
19. UPC- Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha
20. PIRIN-TEX EOOD, Bulgária
21. Marzotto, Itália

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300

Documentos Associados


Desenvolvido por:
   Powered by: