Galeria
Galeria
CITEVE e Cluster Têxtil integram projeto Europeu SmartX

A sede da European Textile Technology Platform (Textile ETP), em Bruxelas, acolheu, no passado dia 3 de maio, a reunião de arranque do projeto SmartX, co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa HORIZON 2020, que juntou todos os 13 parceiros do projeto, oriundos de 7 países da UE.


Entre eles está o CITEVE/Cluster Têxtil como coordenador de uma área de trabalho do projeto, que se soma à UP-Tex (FR), Po.In.Tex (TI), Texfor (ES), Smart Textiles (SE), DSP Valley (BE), CITC (FR), DITF (DE), Centexbel (BE), Steinbeis (DE), IFM (FR), Sourcebook (DE), sendo que a liderança do projeto está a cargo da Textile ETP (BE).


SmartX é o nome abreviado de "European Smart Textiles Accelerator" (Acelerador Europeu de Têxteis Inteligentes). Os projetos de inovação apoiados pelo programa SmartX Accelerator deverão preencher a lacuna que se verifica atualmente entre o vasto desenvolvimento de têxteis inteligentes e wearables e a sua industrialização e ausência no mercado.


Levar rapidamente estes produtos ao mercado e a preços razoáveis requer o estabelecimento de novas cadeias de valor industriais compostas por fabricantes de têxteis e micro/nanoeletrónica, integradores, especialistas em processamento de dados e IoT, fornecedores de tecnologia, distribuidores e utilizadores finais.


Durante 3 anos, o SmartX Accelerator apoiará até 40 projetos demonstradores, que serão pioneiros em um ou mais estágios da nova cadeia de valor, com foco específico em etapas críticas da manufatura. Estes projetos serão selecionados por um comité internacional, composto por especialistas reconhecidos na área dos têxteis inteligentes.


Os projetos financiados serão objeto de ações de coaching e acompanhamento por especialistas ao longo de todo o processo, desde a geração do projeto até a à exploração de resultados. Os projetos financiados serão dirigidos, sobretudo, a três mercados finais de alto potencial e onde a Europa tem posições de liderança: (i) equipamentos de proteção, incluindo de desporto, (ii) aplicações industriais (construção, mobilidade, etc.) e (iii) saúde e bem-estar. As PME de toda a UE e alguns países associados podem candidatar-se ao financiamento através de concursos que serão lançados ao longo dos 3 anos de projeto.


Além do financiamento e coaching de projetos de inovação, o SmartX, que decorrerá até abril de 2022, também desenvolverá uma plataforma eletrónica de colaboração para especialistas europeus em têxteis inteligentes, com diversas ferramentas interativas.


Durante o outono, o SmartX organizará workshops de disseminação regionais na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Suécia e um "Hackathon IoT" em Berlim para partilha de conhecimento e para preparar as empresas para as candidaturas a projetos. A primeira chamada deverá acontecer em novembro de 2019 e duas novas chamadas serão lançadas em 2020.

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: