Galeria
Galeria
CITEVE, ERT, CeNTI e CTIC vencem Techtextil Innovation Award

O processo que utiliza resíduos de couro natural da indústria automóvel para produzir revestimentos têxteis inovadores e os produtos daí resultantes deram o prémio na categoria "New Approaches on Sustainability & Circular Economy". O prémio foi entregue hoje, 21 de junho, no dia da abertura da edição 2022 da Techtextil e Texprocess, de regresso às edições presenciais.


O projeto "Valorização de resíduos de couro natural da indústria automóvel para o desenvolvimento de revestimentos têxteis inovadores", desenvolvido pelo consórcio CITEVE, ERT Têxtil Portugal, CeNTI e CTIC, é um dos vencedores dos Techtextil Innovation Awards, na categoria "New Approaches on Sustainability & Circular Economy".


Resultante do trabalho desenvolvido no âmbito do Textboost, iniciativa mobilizadora do têxtil e vestuário nacional, este projeto deu origem a uma nova geração de soluções têxteis revestidas, por via da utilização de resíduos e subprodutos resultantes de operações industriais, como sejam as da indústria dos curtumes, de corte de couro natural para revestimento de interiores de automóvel.


A ERT Têxtil Portugal, parceiro tomador da solução, lançou já uma marca (Phoenix) explorando os resultados e produtos alcançados.


Em comunicado, a Techtextil refere que o júri destes prémios reconhece o desenvolvimento como uma simbiose industrial bem-sucedida: "Os resíduos de um sector industrial são usados aqui como um recurso noutro. O trabalho dos investigadores do CITEVE apoia, assim, uma importante tendência para uma indústria têxtil eficiente em termos de recursos, ecologicamente correta e sustentável."


Depois de três anos de interregno, no regresso dos reconhecidos Prémios de Inovação da Techtextil e Texprocess foram distinguidos 13 vencedores em 7 categorias. "Com seus novos produtos, materiais, soluções e processos, os 13 premiados demonstram de forma exemplar que as inovações têxteis são o modo ideal para criar oportunidades de mercado e impulsionar as receitas futuras do negócio, saindo dos desafios do presente.", lê-se no comunicado da Techtextil.

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: