Galeria
Galeria
TEXP@CT - Pacto de inovação para a digitalização do STV


O projeto TEXP@CT é promovido por um consórcio de 35 empresas e entidades oriundas dos sectores do Têxtil e do Vestuário, das Tecnologias de Informação e Eletrónica e do Sistema de I&I, e procura alavancar a digitalização do Sector Têxtil e do Vestuário (STV) em vários domínios. Prevê um investimento aproximado de 58 milhões de euros e foi recentemente apresentado como um dos projetos pré-qualificados no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no domínio das Agendas Mobilizadoras, tendo passado para a segunda fase de avaliação.


À empresa líder, Impetus, e ao CITEVE, que coordena tecnicamente, juntam-se empresas do STV (A. Fiúza e Irmão, LMA - Leandro Manuel Araújo, Pedrosa e Rodrigues, Têxteis Penedo, P&R Têxteis, Tintex, Adalberto, Petratex, TMG, ERT, Borgstena, Têxteis JF Almeida, Riopele e Têxtil André Amaral), empresas da área das TICE e dos bens de equipamento (Grupo ESI, Sistrade, Inforcávado, F3M, Infos, Sampless, ViaTel, NOS, Plux, Smartex, Mind, Dynasys e M-Tex) e entidades não empresariais (CeNTI, CCG, INESC TEC, IPVC, FADEUP e CENIT).


O projeto vai criar um conjunto de soluções inovadoras, desenhadas para endereçar os desafios particulares da ITV no caminho para o paradigma da indústria 4.0, por via de atividades de I&I, do desenvolvimento de pilotos industriais demonstradores e do reforço das competências digitais da força laboral do sector, com resultados imediatos nas empresas participantes mas comprometido em gerar impacto relevante na globalidade da ITV portuguesa, arrastando também o sector de produção de bens de equipamento e outros sistemas de produção.


Será, assim, um contributo altamente relevante para que a digitalização do STV em Portugal ganhe velocidade e escala, contribuindo assim para a sua agilidade, resiliência e competitividade internacional.


No âmbito dos pilares de atuação, o destaque vai para a robótica e automação, com o desenvolvimento de soluções que procuram diminuir a excessiva dependência do sector face à intervenção humana, mitigando o impacto da escassez de recursos humanos. Outros pilares atuarão no suporte ao desenvolvimento digital e colaborativo de produto, no aumento da agilidade e eficiência produtiva, na exploração e valorização dos dados, nas plataformas e serviços para a rastreabilidade ao longo da cadeia de abastecimento, na servitização de smart textiles e na exploração da ligação direta ao consumidor final.


CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: