Galeria
Galeria
TMASK2 - Máquina de Linha de Produção Automática de Máscaras Cirúrgicas
Código do projeto | POCI-01-02B7-FEDER-068865
Objetivo principal | OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | NORTE
Entidade beneficiária | S. Roque - Máquinas e Tecnologias Laser, S.A
Copromotores | Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal - CITEVE
 

Data de aprovação | 26-06-2020
Data de início | 30-03-2020
Data de conclusão | 31-07-2020
Custo total elegível | 265.927,88 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 212.742,30 EUR

 

Síntese
O Projeto T-MASK2 visa a investigação e desenvolvimento de uma máquina de linha de produção automática de máscaras cirúrgicas. Os desenvolvimentos serão direcionados a diversas tecnologias a fim de se otimizar o fabrico do produto, de forma a responder às necessidades geradas no contexto da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus COVID-19. Pretende-se uma linha de produção automática de máscaras cirúrgicas, com capacidade de regular as suas características, de modo a estas corresponderem aos altos requisitos técnicos que permitirão a sua certificação de desempenho eficaz. A manufatura destes produtos é tipicamente feita manualmente, no entanto este método revela-se ineficiente quando comparado com a produção de uma linha automática capaz de alta velocidade, eficiência e garantia da qualidade. Numa fase inicial pretende-se criar uma sequência de módulos de transformação das matérias-primas, de modo a garantir uma correta continuidade mecânica e garantir a velocidade e fluidez necessárias para a produção. Posteriormente, será expectável que os produtos desenvolvidos nesta nova linha automática sejam avaliados para verificar a sua compatibilidade com os requisitos técnicos de máscaras, como dimensões, respirabilidade e retenção de partículas.
Os objetivos do projeto serão atingidos pelo desenvolvimento e integração dos diferentes módulos transformadores de produção e pela garantia da qualidade das máscaras cirúrgicas. Respeitando as características técnicas, as máscaras produzidas na linha automática deverão ficar prontas a embalar e a utilizar.
A S. Roque, líder e promotora do projeto, reuniu um consórcio que conta com um parceiro, o CITEVE, para garantir o sucesso do desenvolvimento da solução proposta neste projeto.


Parceiros

 

Paulo Cadeia

Diretor de Gestão da Inovação

pcadeia@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: