Galeria
Galeria
VESTLIFE - Ultralight modular bullet proof integral solution
Introdução
No âmbito da Preparatory Action on Defence Research (PADR), a subvenção para a Ação de Investigação subordinada ao tema ‘Force protection and advanced soldier systems beyond current programmes' , subtema ‘Tailor-made blast, ballistic and CBRN protection of military personnel' foi concluida. O projeto premiado, denominado VESTLIFE, foi assinado em 27 de abril de 2018. Liderado pelo AITEX (Espanha), o consórcio VESTLIFE engloba 5 outros participantes de 5 países: CITEVE (Portugal), Brapa Consultancy (Holanda), TECNALIA (Espanha), Petrocerâmica ( Itália) e FY-Composites (Finlândia). O projeto, com uma duração de 36 meses, receberá uma subvenção da UE de aproximadamente 2,43 milhões de euros.

Enquadramento
O vestuário de proteção visa proteger os soldados de ameaças balísticas. As exigências deste tipo de vestuário são rigorosas e geralmente contraditórias, pois exigem a combinação de proteção ideal e conforto ideal. Têxteis densos e não permeáveis aumentam a proteção, mas são desconfortáveis. Isso torna o design e o desenvolvimento de vestuário de proteção eficaz um problema complexo. A otimização entre carga fisiológica e proteção é necessária para criar o vestuário ideal para uma missão específica. Os requisitos do sistema, decorrentes dessa otimização, levarão a requisitos específicos da missão para subsistemas e materiais do vestuário. Os sistemas balísticos comerciais atuais apresentam várias desvantagens, nomeadamente o seu peso, mas também outras, como a inflexibilidade e deficiências de design em relação às diferenças anatómicas, abordagens de proteção orientadas apenas às ameaças de energia cinética ou limitações no uso de agentes QBRN.


Sumário do projeto
O VESTLIFE tem como objetivo desenvolver uma nova solução integral à prova de balas, leve e modular, que integra também um sistema de deteção CBRN. O vestuário de proteção apresentará uma maior área de cobertura, mantendo o conforto, além de uma redução de peso dos painéis balísticos, assegurando assim o equilíbrio ideal entre proteção e conforto, de forma modular para conferir a possibilidade de adaptação da proteção ao risco da missão. Espera-se o desenvolvimento de diferentes tipos de proteção balística com desempenho avançado de modo a obter um sistema com diferentes níveis de proteção. Para definir a melhor arquitetura em termos de materiais será necessário encontrar um balanço adequado, baseado tanto na experiência do conforto como no desempenho da proteção. Um software de modelização será usado para definir as arquiteturas de vestuário que serão criadas na fase de integração, para validar o seu desempenho.
O projeto consiste em 9 atividades, das quais 7 são técnicas, a fim de definir os requisitos para o sistema de proteção, design de soluções, desenvolvimento de novas estruturas têxteis, compósitos poliméricos balísticos e cerâmicas balísticas avançadas, integração de materiais e sistemas CBRN e validação de soluções. Ações transversais, como a gestão do projeto, a exploração e disseminação dos resultados, estão incluídas em 2 atividades que decorrem ao longo do projeto.



 

Parceiros:

 

Apoio:

CITEVE

Contacto Geral

citeve@citeve.pt

+351 252 300 300



Desenvolvido por:
   Powered by: